Sobre a comissão

A desigualdade entre brancos e negros brasileiros, fartamente diagnosticada em estatísticas, intensifica a discussão sobre as relações raciais no país. Vários segmentos sociais estão sendo obrigados a refletir e agir: o Poder Público, a esfera privada, o terceiro setor, os legisladores, o Judiciário.

Há um desafio concreto para os jornalistas negros que entram no mercado. Afinal, de acordo com o censo de 2000 – realizado pelo IBGE – o jornalismo é uma das profissões que tem menor proporção de negros no país: apenas 15,7%.Foi esta compreensão que motivou jornalistas de São Paulo, em 2000, do Rio Grande do Sul, em 2001, e do Rio de Janeiro, em 2003, a se organizarem em núcleos e comissões de forma independente entre si, mas com o objetivo comum de lançar uma nova perspectiva sobre a questão racial no cotidiano da profissão.

Lançada em agosto de 2007, com apoio do Sindicato dos Jornalistas do DF, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Distrito Federal (Cojira-DF) busca atuar sem vínculos partidários, mas assumindo um compromisso de classe na defesa dos princípios da cidadania, da ética, da valorização da diversidade, da igualdade de oportunidades.

No âmbito da comissão, são discutidas propostas e estratégias para combater a discriminação, parcerias para programas de ação afirmativa, campanhas de orientação e informação, monitoramento da mídia, capacitação e reciclagem profissional.

As ações buscam abranger os estudantes para que eles tenham uma formação básica sobre o preconceito racial, que vigora no quadro de funcionários, nas linhas editoriais, nos processos produtivos e nos materiais distribuídos pelas empresas públicas e privadas de comunicação.

Profissionais de comunicação e estudantes estão convidados a participar da Cojira-DF, que conta já conta com os seguintes membros efetivos:

Aida Feitosa
André Ricardo
Carlos Moura
Cecília Bizerra Sousa
Chris Quintiliano
Daniela Luciana da Silva
Edilson Rodrigues
Fausto José Barbosa
Fernando Taroco
Iris Cary
Ivonne Ferreira
Jacira da Silva
João Negrão
Juliana Cézar Nunes
Kelly Quirino
Lecino Filho (RP 2275/DF)
Mara Karina
Marília Marques
Rachel Quintiliano
Paola Botelho
Richard Santos
Roberto Rodrigues
Sérgio Pedro
Sionei Ricardo Leão 
Ubirajara Silva
Verônica Soarez

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: